Ep. 54 – Duolingo – Como Utilizá-lo Melhor.

Este foi o primeiro episódio ao vivo na história do podcast. Fizemos uma live no instagram para perguntar sobre a sua experiência com o Duolingo, para dar dicas de como usá-lo melhor, e para responder algumas dúvidas que as pessoas tem sobre o app.

O que é o Duolingo?

O Duolingo é um aplicativo/site que te ensina novos vocabulários através da criação de frases por meio de uma interface agradável e fácil de utilizar. Ele trabalha com um sistema de ofensiva, que é o incentivo que você ganha por fazer a sua meta diária. A ideia é que você se adapte ao novo idioma de um modo agradável e fácil.

É possível aprender um idioma utilizando o Duolingo?

Há 4 pilares do aprendizado do inglês: Listening [ouvir], reading [ler], writting [escrever] e speaking [falar]. Eu diria que as duas habilidades passivas do aprendizado de inglês, listening e reading, são totalmente possíveis de se aprender com o duolingo. Lá você consegue aprender a ler, e ouvir muito bem! (Usando a metodologia certa, confira no vídeo no final da página)

Relato pessoal

Eu estudei francês por 6 meses através do Duolingo. todos os dias! sem excessão!
Um belo dia eu estava em um centro cultural aqui em São Paulo, esperando um aluno chegar para começarmos a nossa aula, quando de repente eu comecei a ouvir um diálogo em francês na mesa atrás de mim. Percebi que aquilo se tratava de uma aula de conversação em francês. Eu, curioso que sou, fiquei tentando prestar atenção em tudo que era dito, e confesso que fiquei muito impressionado com a quantidade de coisas que eu entendi do que estava sendo dito. Detalhe, eu nunca estudei francês fora do Duolingo, portanto todo o mérito do meu entendimento se deve ao Duolingo.

Porém, o Duolingo não é um aplicativo unânime. Vejamos os prós e contras abaixo.

Prós

  • Simples de usar.
  • Interface agradável.
  • Aquisição de vocabulário.
  • Estudo diário e rápido.
  • Constância no aprendizado.
  • Se acostumar com os sons do idioma.

Fora todos esses prós apontados acima, é importante também ressaltar que quanto mais contato com o idioma-algo, mais aprendizado. Se você não faz o Duolingo mas estuda de alguma outra forma…ótimo! Agora se você não faz nada, não há nenhum motivo justificável para você não começar a fazer o Duolingo. Lembrem-se da constância e contato citados nos nossos 5 C’s para o aprendizado de inglês.

Contras

  • Muito repetitivo.
  • Frases sem sentido.

Uma crítica (justa) que o Duolingo sempre recebe é que ele é muito simples e cria frases sem sentidos. Eu já me deparei com frases como: “A tartaruga fala inglês“, “É um lobo escocês” e coisas do tipo, porém… there’s method to the madness (Há método para a loucura!! Há uma razão para isso!!) A ideia é aprender como formar frases simples no mesmo padrão, independente das palavras que estão escritas. ‘A tartaruga fala inglês’, contém o mesmo formato que várias outras frases como ‘Minha mãe fala português’, ‘meu amigo fala alemão’, ele foca mais na estruturação e aquisição de vocabulários diferentes.

Outras críticas apontadas também são…
Muito repetitivo.
Veja ao lado o tanto de modalidades diferentes que o Duolingo oferece.

• É simples demais.
Conforme os módulos vão avançando a dificuldade também vai. Depois da metade do curso você começa a ter acesso a muita matéria avançada e ‘difícil’


Considerações finais

Vale dizer que não somos patrocinados pelo Duolingo e nem nada, mas eu realmente encorajo a todos que estão querendo começar a jornada de aprendizado de inglês a tentarem utilizar o Duolingo por pelo menos 50 dias seguidos. #Duolingo50

Quando alcançarem essa marca mandem o seu print lá no nosso instagram.

Me sigam no Duolingo.
JaderLelis7

Veja como usar o Duolingo do jeito correto!


🗣️ Speak up! 🎧

Queridos ouvintes do Inglês do Zero, sua opinião é muito importante pra nós. Diga nos comentários no final da página o que você achou deste episódio.
Obrigado pela sua atenção e até o próximo episódio. See you! 👊


13 comentários


  1. Eu aceitei o desafio do duolingo e hj estou com 101 dias de ofensiva.
    Por incrivel que pareça , o que o pessoal reclama que é a repetição e as frases sem sentido são as coisas que mais gosto nele.
    A repetição ajuda muito a fixar, e quando me caso daquele tema escolho outro assunto.
    As frases sem sentido na minha opinião, são tão malucas, que ficam fáceis de ser lembradas.
    Otimo episodio.
    Vlw Jader.

    Responder

    1. Parabéns Gilvan! Mandando muito bem! Fico feliz que esteja curtindo e parabéns pelo esforço.

      Responder

  2. Ótima fica Jader, o app é muito bom …!!!! Faço uso 2 vezes ao dia..
    Thanks

    Responder

  3. Estou com 106 dias de ofensiva. Já tinha usado Duolingo antes, mas acabei desistindo. Voltei após seu comentário no podcast.

    Aproveito para parabenizá-lo pelo excelente trabalho no IDZ 😉

    Obrigado!

    Responder

    1. Muuuuuuuuuito obrigado man! Continue com o bom desempenho! Um abraço.

      Responder

  4. Olá Jader!
    Antes de mais nada quer parabenizar pelo excelente trabalho que vem realizando, sua didática é excelente, estou aprendendo contigo. São pessoas como você que acabam tornando este mundo um lugar melhor de se viver!
    Estou acompanhando seu podcast, (desde o começo), já havia utilizado o Duolingo anteriormente, mas desisti, porém agora vou passar a utilizá-lo com mais afinco.
    Desejo que acredite em você e no seu trabalho, pois está mudando a perspectiva de muita gente! Thank you!

    Responder

  5. Boa noite Jader,

    passando para agradecer pelo belíssimo trabalho e todo o tempo de dedicado a esse portal e podcast, possibilitando quem não tem muitos recursos a conquistar seus objetivos.

    Saiba que você é um ser de luz própria, e está emanando sua luz para todos nós através desse trabalho de excelência, que vem executando !

    Usei o Duolingo, há muito tempo, quase uns 6 anos atrás, e agora me encorajei a usá-lo novamente !

    Abração e continue nessa pegada que o céu é o limite para você !

    Responder

  6. Já estou na ofensiva há 183 dias (mais de 6 meses), e só pretendo parar quando tiver segurança para ler e entender. Comecei com uma previsão de estudo de 15 minutos diários, mas, devido à pandemia, na maioria dos dias dedico de 2 a 3 horas. Hoje me sinto mais seguro do que quando comecei, meu vocabulário aumentou muito e aprendi muitas frases de uso do dia a dia. Não fico só Duolingo, criei um caderno que vou usando para anotar as palavras novas e as frases onde erro com frequência para ir corrigindo, também criei algumas planilhas no computador onde vou anotando as palavras novas (já está com mais de mil), criei planilhas no Excel, separando por grupos de palavras, como verbos, preposições, conjunções, pronomes, etc e grupos de palavras como profissões, comida, cidade, campo, partes do corpo, etc. Além disso também selecionei algumas músicas e periodicamente vou repassando para ver o quanto consigo entender. Enfim, esse foi o método que criei, acho que cada um deve descobrir o seu e praticar muito!!!

    Responder

  7. A dica de ouro pra usar o Duolingo é don’t write SPEAK. Use o microfone ao invés de digitar as respostas. Best regards teacher see ya!

    Responder

  8. Oi, já estou 76 dias de ofensiva.
    Gosto bastante do duolingo.

    Responder

  9. Olá.
    Estou amando seguir teu podcast, tenho aprendido muito. Você tem uma excelente didática, e faz com que o aprendizado fique mais leve. Comecei te seguir a pouco tempo, mas ouvi desde o primeiro episódio, sempre fazendo anotações, e seguindo tuas dicas de estudo.
    Faço o duolingo todos os dias – já estou com 256 dias de ofensiva. Alguns dias pratico mais, outros menos. Algumas vezes, percebo que estou com dificuldade para me concentrar, então pratico apenas as estórias, pra não perder a sequencia.

    Responder

    1. Hello Claudia, fico muito feliz que está gostando do Podcast.
      Parabéns pelos dias seguidos de ofensiva e qualquer dúvida conte comigo. Abraços.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *