Ep. 046 – Mentiras do inglês #01 – “Eu entendo mas não falo”

Hoje vamos tratar de algo que eu ouço muito por aí ‘Eu entendo mas não falo’

Antes de entrarmos no tema espinhoso, é importante que todos vocês que escutaram o episódio e que estão lendo esse artigo, tenham ciência de que essa é só a minha opinião e não uma verdade absoluta. Okay? Não sou o dono da verdade e vocês podem ficar totalmente a vontade para descordarem do meu ponto de vista.

Eu considero que a frase “Eu entendo, mas não falo” é uma mentira! É algo que eu não considero ser possível de acontecer. A menos que alguém tenha algum impeditivo físico ou motor que impede que as impede de articulem as palavras, é totalmente improvável, pra não dizer impossível, que alguém entenda o idioma mas não consiga falar.

Quando alguém diz que entende a lingua, nós entendemos que essa pessoa, de fato, tem um bom grau de compreensão do que está sendo dito. Certo? Acontece que em mais de uma ocasião em que ouvi isso e as pessoas acabaram sendo meus alunos, nas primeiras aulas eu pude notar que faltava compreensão de temas básicos para essas pessoas. Quando alguém me diz isso, parece que meu cérebro registra essa informação para acompanhar a jornada da pessoa pra ver se ela realmente entende bem o inglês e em todas as vezes a resposta foi que a pessoa não entendia tão bem assim.

É importante entender que entender algumas frases não significa que você entende a língua. Entender algumas frases é só isso, entender algumas frases. Eu entendo ‘Je m’appelle’, ‘ça va’, ‘bounjour’e ‘merci’ e não é por isso que entendo francês, eu entendo algumas frases isoladas e só.

No episódio 12 ‘Os 5’s para alavancar seu aprendizado em inglês’ nós vimos que é importante ter clareza nas coisas que você faz. É importante você saber o que já sabe na língua e mais importante o que ainda não sabe. Se você já julga saber vai se limitar e impedir que aprenda coisas novas.

“Ah teacher, mas criança entende mas não fala!!”

Este é um argumento que faz um certo sentido, mas você já parou pra levar em consideração o quanto a criança entende?

É importante termos em mente que nosso vocabulário passivo de um idioma é sempre superior ao ativo. Podemos entender o que dizem os políticos em seus discursos, mas provavelmente poucos de nós conseguiríamos falar da mesma maneira. Isso que dizer que nós sempre vamos entender mais do que falar. Isso é natural pra qualquer pessoa.

Segundo o site Tua saude, uma criança começa a falar frases e obter um vocabulário de aproximadamente 50 palavras aos 2 anos de idade https://www.tuasaude.com/quando-seu-filho-deve-comecar-a-falar/ . Porém, aos 2 anos de idade, mesmo começando a exercer a fala, a criança ainda não entende tanto assim do idioma. Ela vai entender muito bem os assuntos que fazem mais parte do seu ambiente de casa, da maneira de se comunicar dos pais, mas não vai entender a fundo as coisas que acontecem no exterior do seu lar. Ela já estará familiarizada com os sons da língua, com o modo de comunicação, mas ainda faltará muito repertório em questão de vocabulário. E ainda assim ela já começa a se comunicar. Mesmo com um vocabulário passivo limitado ela já começa a utilizar do vocabulário ativo. Portanto fica a pergunta, é possível que um adulto, que tem o vocabulário imensamente maior que uma criança de 2 anos , fale menos que uma criança de 2 anos?

Melhorar o ouvir, para melhorar o falar

Como eu disse acima, o que falta é clareza de saber as suas limitações. Se você quer começar a falar inglês você deve percorrer o percurso natural, que é buscar entender ao máximo o que te falam. Dessa maneira o seu vocabulário ativo vai começar a sair de você de uma forma natural e quase mágica.

Como se diz “Qual é o seu nome?” em inglês? [responda em voz alta]

As chances são de que muitos de vocês responderam “What’s your name?” de bate-pronto.

E por que isso foi possível? Por que que vocês não pararam para analisar a estrutura gramátical, a forma como a frase é construída, o tempo verbal e outras tecnicalidades? Porque vocês já ouviram TANTAS VEZES essa pergunta que qualquer pessoa é capaz de respondê-la sem nenhum problema.

Se você é capaz de ouvir outras palavras e frases com a mesma naturalidade que ouve ‘what’s your name’ você também vai ser capaz de falar coisas com naturalidade. Esse é o curso natural e a melhor maneira de aprender como falar.

‘Falar’ não é ‘Falar fluente’

Se me disserem “Eu entendo, mas não falo fluente” eu não tenho contra-argumento nenhum. Essa é uma hipótese totalmente plausível.

Para falar um idioma não é preciso falar fluente. Para falar um idioma basta falar! Se você já tiver um bom entendimento e não tiver medo de tentar falar, você com certeza vai ganhar a confiança necessária para se tornar fluente. Mas atenção!! Só se aprender a falar FALANDO! Você pode sim entender todo o vocabulário de um idioma e nunca ter falado por não ter tentado. É preciso que haja a prática ATIVA da fala que você a desenvolva.

Conclusão

Para que você comece a falar um idioma é preciso que você esteja confortável com o entendimento dele. Se você aprende a ouvir uma palavra e o quanto antes tenta fazer essa palavra parte da sua fala ativa, isso vai fazer você desenvolver sua fala em um tempo absurdamente mais rápido.

Podemos concluir o que vimos aqui em 3 pontos simples.

Para melhor falar é preciso melhor entender. 👂
Melhore o seu entendimento, fique confortável com o que escuta para que a fala seja mais rápida e natutal.

Falar não é falar bem. 🗣️
Para falar não precisa falar bem. É questão de entender e se fazer entendido.

• Pratique, pratique e pratique. 💪
Mesmo que você tenha um ótimo entendimento do que está sendo dito, se você não praticar a parte ativa você nunca vai saber se realmente fala ou não.


Speak up! 🗣️

Sua opnião é muito importante pra nós. Diz aqui nos comentários o que você achou deste artigo e se você concorda ou não com o que foi dito.
Obrigado pela sua atenção e até uma próxima. \o


8 comentários


  1. Quando eu nasci, fui ensinada a falar o alemão, tanto que minha língua de berço é o alemão, eu falava de tudo e entendia de tudo, quando fui frequentar a creche tive que aprender o português porque ninguém entendia o que eu falava, ai fui parando com o alemão, e por conta disso, desaprendi, hoje mal consigo entender uma frase em um texto, por conta da falta de convívio com o idioma, então é muito importante manter contato, faço esse comentário em decorrência do que foi dito no vídeo #046 sobre “entendo mas não falo”

    Responder

  2. Jader, meio irresponsável suas afirmações nesse episódio. Chamar pessoas de mentirosa de forma pública baseado apenas em opinião, mas em nenhuma evidência, é irresponsável. Eu por muito tempo falei isso, tanto que fiz um teste no EFSET e English Score para mostra que sou C2 e C1, respectivamente, no listening e reading. Se tu ver minha fala, não era nem B1 (padrão CEFR).

    Hoje, fazendo muito Cambly, já consigo falar talvez no B2.
    Os sistemas cognitivos são diferentes. Se você só escuta, e não fala, como foi meu caso (3 anos só escutando), quando vai falar, não sai nada. Sai tudo enrolado e frases desconexas. Junte a isso a timidez. Pronto, a pessoa realmente acha que não sabe falar.

    Recall e Recognition são coisas bem diferentes: vide livro Learning How To Learn, da Dra. Bárbara Oakley.

    Desculpe o textão. Adoro seu trabalho. Mas acho que tu não apenas gerou desinformação, como também ofendeu algumas pessoas, sem entender à fundo a questão.

    Responder

    1. Ralph, em nenhum momento eu chamei as pessoas de mentirosas, eu chamei essa afirmação de mentirosa ou de equivocada, eu expliquei tudo por escrito aqui também. Dê uma olhada.

      Responder

  3. Dear Teacher J continue viajando porque you are very special for me ! Eu aprendo muito com você e tem muitos conteúdos que você ensina é só você conseguiu fazer eu evoluir, I love this idioma. Thanks👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    Responder

  4. Eu adoro essas viajadas rsrs. É o podcast que consigo acompanhar sem me entediar. Parabéns pelo o trabalho!

    Responder

  5. Único podcast que consegui ouvir até agora hahaha, às vezes escuto na hora de dormir, e parece que acordo com algumas coisas BEM fixadas. Sou grata pelo seu esforço e carinho em nos ensinar uma lingua tão importante e conhecida mundialmente. Finalmente estou entendendo inglês! Thanks Teacher J, you’re amazing! <3

    Responder

  6. O áudio não está mais disponível em nenhuma plataforma?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *