Ep. 064 – Moro Fora do Brasil Mas Não Falo Inglês – E agora?

Sempre recebo e-mails de pessoas que estão fora do Brasil mas ainda não falam inglês. Hoje decidi dar dicas valiosas para vocês. Espero poder ajudar. Se você não mora fora do Brasil, você também pode aprender bons métodos neste episódio.

Este episódio será divido em 3 partes:

  • 3 principais impedidores de progresso no inglês.
  • Soluções para estes problemas.
  • Dicas extras

3 principais impedidores de progresso no inglês

Aqui listarei os 3 principais motivos pelos quais o seu inglês não evoluiu o tanto que você desejava, através 3 analogias e terminologias para que você não se esqueça.

Little Brazil

Isso pode parecer surreal, e não natural, mas é totalmente possível alguém morar fora, em um país falante de língua inglesa, e ainda assim não falar o idioma. Mas por que será?

Algumas pessoas mudam para outro país no intuito exclusivo de ganhar dinheiro, de aumentar o patrimônio. Quando a pessoa vai neste intuito, o aprendizado do idioma fica em segundo plano. Dependendo dos lugares que a pessoa frequenta, da rotina, das amizades que ela tem, o contato com o inglês pode ser extremamente pequeno ou pode nem haver contato algum.

E este é o maior “erro” que alguém que mora fora do país pode cometer. É a pessoa fazer do país novo um Brasil 2.0. É como se a pessoa vivesse imersa no Brasil mesmo à distância. É um intensivo ao contrário.

Papa-léguas

Algumas pessoas, por medo, despreparo, desconforto ou qualquer outro motivo, pensam estrategicamente para não terem que lidar com situações que exijam o contato com o idioma do país local. Digamos que você quer comprar algo no Mc Donalds. É possível fazer isso de 3 formas diferentes. Você pode passar pelo drive-thru e usar o inglês para falar com a atendente. Você pode pegar a fila e pedir no balcão, como normalmente se faz, situação em que exige o contato direto com inglês. Porém, hoje em dia é possível fazer o seu pedido através de um painel eletrônico, onde você consegue fazer o seu pedido, pagá-lo e depois retirá-lo diretamente no balcão sem que você tenha que interagir com ninguém. Essa terceira situação é a que melhor ilustra o efeito Papa-léguas. É como se você corresse desesperado do Coyote malvado que é o Inglês.

TOC

Essa teoria diz respeito ao medo de cometer erros ao falar inglês.

Muitas pessoas acham que se falarem errado vão passar vergonha ou pagar mico e isso as faz terem quase um fobia de tentar se comunicar.

É como se a pessoa tivesse um TOC (Transtorno obsessivo compulsivo) que a impede de tentar se comunicar em inglês a não ser que esteja tudo perfeito.

Soluções

Preparando…

Links citados no episódio.

Minha história

Plano de estudo


🗣️ Speak up!  🎧

Queridos ouvintes do Inglês do Zero, sua opinião é muito importante pra nós. Diga nos comentários no final da página o que você achou deste episódio.
Obrigado pela sua atenção e até o próximo episódio. See you! 


4 comentários


  1. Salve professor Jader. Tudo bem? Olha só, como o senhor falou sobre o futuro estou ouvindo seus podcasts a cerca de uma mês se não me engano e já vou no ep 64 e hoje é 10/12/2020, mas uma dúvida professor, na verdade duas é sobre dois aplicativos ou site que você comentou, um é o BBC Learning e esse do segundo vídeo o English in Level, reparei que nenhum deles tem tradução então como faço para saber sobre o que estão falando? Tem dicas de como posso aproveitar mais esses aplicativos? Um abraço.

    Responder

  2. Hello teacher J. How are you? Well… I had listen to your podcast everyday. And I am on number sixty four episode. I allways listen to podcast on Spotify app. I would like to warning you about episodes sixty three and sixty one. These episodes aren’t ok on Spotify plataforma. They’re mute. Thanks for ALL content teacher on podcast. I am improving my knowledge about English a Lot. Keep up! My name is Magno Souza. I am from Rio de Janeiro, and I live in Barra Mansa.

    Responder

  3. Essa aula foi um divisor de águas para mim, Jader você me motivou de uma forma que nunca estive antes para me expor, vou pra cima e tentarei de todas as formas deslanchar no inglês.
    O que mais marcou em sua fala foi que é “louvável” falar com um nativo para tentar aprender uma segunda língua e que muitas vezes o falante nativo do inglês tenha somente ela, não tinha parado para pensar nisso.
    Fora todas as outras dicas importantes.

    Obrigado mais uma vez por sua dedicação em manter esse podcast tão importante.

    Abraço

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *